top of page

ESCOLA STEFFI LEONORE ASCH

 

PROJETO EDUCAÇÃO

 

São atendidas crianças e adolescentes com deficiências física e intelectual (leve, moderada e severa) com comprometimento motor de ambos os sexos, numa faixa etária de 3 a 18 anos, através de avaliações pedagógicas feitas por profissionais qualificados na área da educação.



As crianças inseridas em nossa unidade escolar Steffi Leonore Asch foram remanejadas para salas de aula específicas para cada nível de ensino, visando também a necessidade individual do educando, por meio de avaliação feita pelo profissional qualificado.

333523852_741514464218162_4073300707955586338_n-min.jpg

Dentre essas salas, estão classes de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, educação infantil com faixa etária de 4 a 5 anos e educação especial de 3 a 18 anos. Cada turma conta com um professor com capacitação em Nível Superior e especialização para a execução do trabalho em sala de aula.

 

As ações encadeadas em nossa unidade de ensino são elaboradas por meio de trabalhos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula por nossos educadores, terapeutas, voluntários, monitoras, médicos e assistente social. A escola atua da seguinte forma:​

  • Desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;

  • Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

  • Compreensão do ambiente natural e social, o sistema político da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;

  • Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

  • Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

  • Desenvolvimento pleno de suas potencialidades como fator de auto realização, integração social, bem como a inclusão nos cursos da Educação Básica em classes comuns.

  • Aula de dança;

  • Grupo de estimulação pedagógica trabalhando as dificuldades de cada criança;

  • Comemoração dos aniversariantes do mês (alunos);

  • Comemoração de datas festivas (dias das Mães, dos Pais, das Crianças, entre outras);​​

  • Aniversário do CRPI;

  • Confecções de cartazes para os murais (dias das Mães, dos Pais, das Crianças, datas cívicas);

  • Atividades fora de sala de aula (passeios, conhecendo o bairro, pontos turísticos e etc.);

  • Atividades nos espaços extraclasses (cozinha experimental, brinquedoteca, vídeo, multimídia e artesanato);

  • Festa de final de ano;

  • Atendimentos em sala de aula com psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional;

  • Atendimento clínico com pediatra, neurologista, dentista e ortopedista;

  • Atendimento de assistência social;

  • Recreação dirigida (para troca, banho, alimentação e atividades lúdicas no contra turno da escola);

  • Serviços de transporte;

Ao encontro das novas diretrizes educacionais, o CRPI tem como objetivo o preparo de crianças e adolescentes para a inclusão, o que também vai ao encontro de nossa missão institucional. Porém, há casos onde o déficit cognitivo e motor se torna significativo, impossibilitando a inclusão escolar imediata.

 

Atuamos de forma proativa com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de uma parceria na qual também damos suporte ao processo de inclusão na rede de escolas mantidas pela Prefeitura de Guarujá. O trabalho desenvolvido possibilita o preparo do aluno para a inserção na rede de ensino regular, sendo o mesmo capacitado por meio da proposta pedagógica diferenciada.

Devido à demanda de crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Reabilitação e pelo percentual significativo que apresenta históricos de baixo desenvolvimento cognitivo e motor, é observada a necessidade do apoio pedagógico especializado ao atendimento dessas necessidades para que haja a estimulação no desenvolvimento global da criança com suas capacidades cognitivas, emocionais e intelectuais.

Sendo assim o atendimento pedagógico especializado possibilita condições para que o aluno com baixo desenvolvimento cognitivo desenvolva capacidades de observar, pensar, refletir, analisar, sintetizar, expressando suas ideias, seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos, avançando no processo de construção, envolvendo principalmente de forma eficaz a família.

 

Tendo em vista o resultado de ter o objetivo alcançado na evolução de crianças e adolescentes e assim formando cidadãos com o conhecimento de seus direitos e deveres perante a sociedade, realizando assim de forma concreta a prestação de serviço à comunidade como num todo e a inclusão social.

         

O pleno desenvolvimento do educando para a efetivação da educação inclusiva, tendo em vista a base de Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente, por estas normas regimentais e demais dispositivos legais em vigor.

bottom of page