top of page
jjhh.jpg
Speech-Bubble.png
Envie sua pergunta

Agradecemos seu contato! Em até1 dia útil, você receberá o número do protocolo para obter informações sobre o andamento do seu processo.

Este é o seu canal direto para enviar sugestões, reclamações, críticas, elogios ou denúncias. Com sua contribuição, queremos fazer um CRPI cada vez melhor, maior e mais forte.

Participe, enviando sua mensagem. Em até 1 dia útil, você receberá o número do protocolo para obter informações sobre o andamento do seu processo.

  • - O que faz o CRPI?
    O CRPI presta atendimento nas áreas de Saúde e Educação para crianças e adolescentes com deficiência, residentes em Guarujá. O trabalho tem como objetivo promover a reabilitação física, o desenvolvimento pedagógico e a inclusão social de meninos e meninas de 0 a 17 anos e 11 meses. A entidade também trabalha na promoção da defesa de direitos das pessoas com deficiência.
  • - O CRPI é da Prefeitura de Guarujá?
    Não. O CRPI é uma organização não-governamental que atua em parceria com a Prefeitura de Guarujá, integrando de forma ‘conveniada’ as redes municipais de Saúde e Educação.
  • - Para ser atendido no CRPI, é preciso pagar?"
    O atendimento no CRPI é totalmente gratuito. Como integrante ‘conveniada’ das redes públicas municipais de Saúde e Educação, a instituição atua com o foco no direito universal de acesso ao SUS e à Educação pública, independentemente do perfil socioeconômico da família do paciente/aluno.
  • - Se é tudo gratuito, de onde vem os recursos para manter o CRPI em funcionamento?"
    O CRPI mantém dois termos de parceria com a Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação. Como contratante destes serviços, o município remunera a instituição conforme as despesas apontadas no Plano de Trabalho apresentado pela entidade e aprovado pela municipalidade. Além disso, o CRPI mantém outras formas de captação de recursos, por meio da realização de eventos, sócios-contribuintes, Programa NF Paulista, participação de concursos de projetos públicos e privados, e do brechó mantido na sede.
  • - Como fazer para colaborar financeiramente com o trabalho do CRPI?
    A pessoa pode fazer um cadastro para se tornar sócia-contribuinte. Ela define o valor que poderá doar e a frequência dessa doação (mensal, bimestral...). Serão, então, gerados boletos que poderão ser pagos diretamente na rede bancária. Como a contribuição é voluntária, a inadimplência não implica em qualquer forma de cobrança judicial ou extrajudicial. É possível contribuir também indicado o CRPI como entidade predileta no sistema do Programa NF Paulista. Assim, ao comprar e informar o CPF, automaticamente o ICMS daquele cupom ou nota fiscal será doado ao CRPI. Outro meio de contribuir é doando artigos a serem vendidos no brechó mantido na sede da instituição ou produtos/equipamentos que possam ser utilizados no trabalho do CRPI. Veja mais sobre a contribuição no sistema do Programa NF Paulista, aqui.
  • - O CRPI aceita trabalho voluntário?
    O CRPI conta com o trabalho voluntário, particularmente nas áreas administrativas. Para ser voluntário na entidade, a pessoa deve comparecer pessoalmente para agendar uma entrevista com o Setor de Psicologia. Depois, irá assinar um contrato de trabalho voluntário dentro das normas legais vigentes no Brasil.
  • - O CRPI aceita estagiários?
    O CRPI mantém convênios para estágio não-remunerado com diversas instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, como Unaerp, Don Domênico, Uniesp e Unifesp.
  • - Que tipos de especialidades os CRPI proporciona as pacientes e alunos?
    Para os alunos, a entidade mantém uma equipe pedagógica com especialização em Educação Especial. Tem, ainda, um grupo de cuidadoras/recreacionistas para auxiliar na realização de brincadeiras, alimentação e higienização. Dispõe, ainda, de dois veículos de grande porta que fazem o transporte dos alunos no circuito casa-escola-casa. Os estudantes e suas famílias também contam com suporte dos profissionais de Serviço Social e Psicologia, além dos demais integrantes da equipe da Saúde. Para os pacientes atendidos no projeto Saúde, além da Assistência Social e da Psicologia, há profissionais nas áreas de Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Hidroterapia e Fisioterapia Respiratória.
  • - E qual a infraestrutura que a entidade dispõe?
    A sede do CRPI é própria. Foi construída e doada pela fundadora da instituição, a senhora Steff Leonore Asch. Na área Educacional, conta com cinco salas de aula e duas salas de recurso, um pavilhão para atividades de recreação coletivas, festividades e alimentação. Dispõe, ainda, de um parque com brinquedos adaptados e um jardim de estimulação sensorial, que são usadas em conjunto com os profissionais da Saúde. Na Saúde, tem três consultórios médicos, um odontológico, um de Psciologia, uma sala de estimulação sensório-motora e outra de Fisioterapia Respiratória. Tem, ainda, uma piscina para Hidroterapia, um salão multiuso de Fisioterapia e duas grandes salas para atuação dos profissionais de Fono e TO.
  • - Além de Guarujá, em quais outras cidades existe CRPI?"
    O CRPI tem apenas uma unidade que foi fundada e funciona desde 1963 em Guarujá. Inicialmente, o foco eram as vítimas da poliomielite, a felizmente erradicada paralisia infantil. Hoje, atua em grande parte com crianças e adolescentes com paralisia cerebral, microencefalia, mielomeningocele, distrofia de Duchenne, entre outras patologias. Desenvolve um trabalho de estimulação precoce com bebês com deficiência, síndromes e de risco.
  • - A diretoria eleita para administrar o CRPI é remunerada?
    O trabalho do presidente e demais integrantes da direção do CRPI, bem como do Conselho Fiscal, é voluntário. Esta dedicação não-remunerada está prevista na legislação que rege o funcionamento das organizações não-governamentais e também explicitada no, uma espécie de Constituição da entidade.
Perguntas frequentes
Questions.png

Relatório anual da ouvidoria

bottom of page